Lao-Tsé e o Ego

“A maioria das pessoas gosta de ser elogiada. Sentem-se bem quando seus feitos são reconhecidos. Entretanto, acho que nos sentiríamos melhor se estivéssemos livres de apegos e não aprisionados ao reconhecimento, à aprovação ou, mesmo, à desaprovação. A longo prazo, teríamos menos coisas com que preocupar-nos.

Se você se julga autor de feitos e conquistas valorosos, esteja certo de que nada é uma ação totalmente sua. Os fatos acontecem porque as condições são adequadas, e sua ação só contribui como mais uma das muitas condições.”

(Lao-tsé)

2 thoughts on “Lao-Tsé e o Ego

  1. De onde você tirou que esse pensamento é do Lao-Tsé? O único site em português que tem essa mensagem atribuída a ele é o seu. E não encontrei essa mensagem do Lao-Tsé em inglês nem em espanhol. Com certeza, essa mensagem não é do filósofo chinês.

    • Olá Ronaldo. Como já tem mais de dez anos que postei essa mensagem, terei dificuldade de te responder adequadamente. Infelizmente, naquele tempo eu era bem menos cuidadoso com citação de fontes. Tenho cá algumas lembranças mais importantes de fontes em papel, que costumava transcrever. Uma delas é a coletânea “Pensamentos”; outra é a antiga coleção de livros de bolso da.Ediouro sobre sabedorias. Mas não saberia mesmo dizer. Eu lhe agradeço caso você possa confirmar que trata-se de um apócrifo. Se.for o caso, farei a retratação imediata. Por.enquanto, mantenho porque o Arnaldo de 2009, embora um tanto dispĺiscente na visão do atual, já era intelectualmente honesto e, creio, tirou o texto de algum lugar acreditando ser fidedigno. Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s