Mercedes e Julio

Devido ao imenso sucesso do post “Todo Cambia”, onde tem vídeo, letra original e traduzida e comentários sobre a música de autoria do chileno Julio Numhauser e cuja voz a consagra-la foi a da argentina Mercedes Sosa, insiro aqui um pequeno resumo biográfico de cada um. No final, de bônus a canção para baixar Mi río, outra pérola da musica ameríndia composta por Numhauser, aqui interpretada por Charo Chofré.

Vale a pena conhecer.

Image result for mercedes sosa "todo cambia"Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos “sem voz”.

Image result for Julio NumhauserJulio Numhauser (1940), é um músico, cantor e compositor de Chile, destacado na composição e execução de música foclórica de Chile, especialmente como fundador do grupo Quilapayún, em que permaneceu até 1967. Em 1973 , a ditadura de Augusto Pinochet o obrigou a exilar-se na Suécia, onde permaneceu desde então. Integrou também o duo Amerindios e o grupo Somos.

Compôs várias canções de famosas, que integram o cancioneiro folclórico latinoamericano, entra elas Todo Cambia . Em 1973 sua canção Mi río ganhou o Festival de Viña del Mar interpretada por Charo Cofré.

Em 2000 foi designado pelo Presidente Ricardo Lagos agregado cultural da embaixada chilena na Suecia.

(Tradução do Wikipedia espanhol, por Arnaldo V. Carvalho)

*  *  *

Para baixar Mí Rio:

http://musicapopularlatinoamericana.blogspot.com/2009/06/charo-cofre-el-canto-de-chile.html

http://www.chilecomparte.cl/lofiversion/index.php/t541233.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s