Se arrepender de ter lutado contra a ditadura? Jamais!

Arnaldo V. Carvalho

De vez em quando a gente vê umas apologias a ditadura militar que ocorreu no Brasil até 1988. Entre elas, muitos textos falsos, como o atribuído maldosamente à jornalista Miriam Leitão. Se partiu de um jovem, não sabe do que fala, não acessou as fontes históricas, ouviu de terceiros alguma versão deturpada. Usar um regime equivocado como farol para sair do atual não ajuda. Precisamos sim de outra sociedade, mas por favor, retroceder a modelos que também não certo, que possuem um custo social gigante, não favorecem a redução da desigualdade, nem à expressão, etc., definitivamente não é caminho.

Se arrepender de ter lutado contra a ditadura? É como amanhã se arrepender a lutar contra o que esta errado hoje. Todas as epocas tem seus problemas e as pessoas precisam enfrenta-los para buscar uma sociedade mais justa. O tempo todo, sempre. Se num momento é a ditadura que mata, oprime, empobrece, vamos combate-la SIM. Se em outro momento é outro sistema que nos causa danos, vamos combater também.

Mas, para além de confrontar o que esta errado, é preciso uma determinação firme,  amorosa e consciente. De forma silenciosa e trabalhando no longo prazo, ela construirá uma base social diferenciada e permitirá que não seja mais possível subir ao poder os repetidores dessas estruturas danosas. Porque saibam, a história no Brasil e em muitos lugares se repete há séculos. Do tempo das monarquias, passando pelas ditaduras e chegando no hoje, as principais elites do país seguem tendo os mesmos sobrenomes. Se hoje são os políticos que os servem, ja foram outros os uniformes…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s