Um curso de vinte anos

Técnicas Naturais para a Gestação, Trabalho de Parto e Pós-Parto será tema de curso oferecido em Campo Grande, MS

Nos dias 14 e 15 de abril estarei em Campo Grande para esse curso, cujas informações vocês podem encontrar em:

https://lacomaterno.com/Cursos/workshop-tecnicas-corporais-e-naturais-para-gestacao-e-o-trabalho-de-parto/ ou em https://www.facebook.com/events/409332082846931/

Pois é… nem parece… Em 1998, eu já trabalhava com terapias corporais, em especial algumas modalidades de massagem e cursava naturopatia. De lá para cá, entre as gestações das minhas quatro filhas biológicas, quanta coisa aconteceu, quantas gestações presenciei enquanto gestava-me enquanto terapeuta.

Em duas décadas, vários divisores de água: o contato com os trabalhos de Ohashi, Reich, Gaiarsa, Lazlò, o desenvolvimento do Shiatsu Emocional, tudo me subsidiava o que viria a aprender diretamente com Michel Odent, Laura Uplindger e Heloísa Lessa, após anos de estudo solitário e dedicação aos encontro de gestação e parto naturais promovidos no Rio de Janeiro.

Foi quando percebi que minha presença no cenário era dúbia: O fato de ser homem e não ter uma formação diretamente associada ao campo me tornava uma espécie de “alien”. Ao mesmo tempo, os atores coadjuvantes mais importantes da gestação mostravam-se (e ainda se mostram) perdidos quanto ao momento e seus papeis: os homens-pais mereciam contato com alguém, um irmão mais velho com experiência e naturalidade pudesse lhes orientar. Daí surgiu o Parapapais, projeto que buscou orientar homens interessados em interagir melhor com o momento da gestação, parto e pós-parto. Mas como resistem! Sigo com o projeto, persisto, e invisto anualmente. Mas para além do mundo dos homens, sigo atendendo famílias. Muitas mães e seus bebês em suas barrigas, alguns já para fora, mas ainda na ligação semi-visceral, seguem me visitando e trazendo alegria para minha vida. Orientar, educar, cuidar dessa turma toda me levou à graduação em Pedagogia, que finalizo nesse ano de 2018.

Ano em que, em convite inusitado, feito pelo Laço Materno, me impulsiono a compartilhar com o mundo um pouco esses vinte anos de atividade e aprendizagens acerca desse recorte de tempo tão precioso para a humanidade. A criação de um curso que reúna técnicas corporais e naturais bem sucedidas, discuta e desconstrua mitos (porque o que mais tem em terapias para gestantes são mitos, lendas, placebos, etc.), e ajudem aos profissionais a aproximarem-se de um ponto de vista menos intervencionista, e mais de ajudar à família com ingredientes que lhes permitam viver o que a fisiologia que habita todo ser humano proporciona.

Estou muito animado para conhecer esse povo bonito de Campo Grande, que têm feito história através do Laço Materno!

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2018.

Arnaldo V. Carvalho

terapiagestantes

One thought on “Um curso de vinte anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s