– Tentando votar direito –
Papinho Preliminar
Está difícil votar. E isso eu tenho escutado de tanta gente! Para mim também está. Confio em pouca gente, em cada vez menos gente no cenário político. Se um candidato (são raríssimos) vencer meus filtros de confiança, então parto pro planos das competências, ideias apresentadas, ações prévias executadas, e suas redes e conexões.
Não sou “de esquerda” – embora assim me acusem muitos amigos “de direita”.
Não sou “de direita” – embora assim me acusem muitos amigos “de esquerda”.
Não sou de um centrão negociador nem um centrão em cima do muro. Mas estou no meio na ideia de que necessidades individuais e coletivas precisam encontrar harmonia e serem atendidas da melhor forma possível.
Isso deve combinar com o fato de que há muito já não tenho idolatrias, não torço para times, não ofereço devoção exclusiva a figura santa nenhuma, não sou de partido nenhum, e sei que ninguém faz nada sozinho.
Mas no campo das vidas exemplares, gosto muito de aprender com o que outras vidas passaram e como agiram e reagiram aos cenários que se apresentaram a elas;
Mas no campo do esporte, adoro um bom jogo, um jogo limpo e bem jogado, de qualquer time, de qualquer esporte;
Mas no campo político, aprecio as ações, e coleciono algumas ideias. As falas não, que estou um bocado cansado delas. As ações – já executadas ou em execução são o cartão de visitas de uma pessoa que esteja em carreira política. As ideias me fazem estudar coerências e direções do sujeito – ainda que não se sustentem sem as ações;
Mas no campo das relações, sei bem o peso que elas possuem. Então para mim não adianta a pessoa aparentemente ter todo o resto e se juntar com quem não presta.
Pronto. Introdução feita a critérios fundamentais que serão sempre parte de minhas escolhas na hora do voto.
Leitor, “Tentando votar direito” é uma série de artigos curtos de minha autoria que vou postar aos poucos, mostrando como estou pesquisando para tentar votar melhor nas eleições de 2018.
É só me acompanhar por aqui (assine o Blog!) ou pelo Face em:
https://www.facebook.com/arnieexplica/
Abraços,
Arnaldo V. Carvalho*
* Pai, terapeuta, professor, cidadão.
Pingback: Tentando votar direito (2) | Arnaldo V. Carvalho