Arnaldo V. Carvalho*
Como resolver a entrada em uma velha pasta em um HD antigo cujo acesso era negado
Por alguns anos guardei um HD de um falecido computador. A esperança era conseguir em algum momento transplantar os dados que ali estavam armazenados para minha máquina atual. A operação de cortar e colar funcionou normalmente, até que esbarrei na pasta remota do Google Drive, que não abria. O retorno do Windows era de que eu não teria permissão. A mensagem era exatamente essa:
“Você não tem permissão para exibir as propriedades de segurança do objeto, mesmo como usuário administrativo”.
Custei um pouco a resolver, mas com algum esforço e uma luz bem simples de um outro usuário Windows, consegui. Como na pesquisa do Google não havia nenhum post de referência clara a esse problema e seu modo de solução, resolvi compartilhar a experiência, o que aprendi e a solução.
A causa
Algumas pastas são administradas por um software instalado no seu computador, ou mesmo através da nuvem (via Internet). Por segurança eles “lacram” a pasta, exigindo que o usuário faça login e abra a pasta “por dentro” do software/plataforma. É o caso da pasta remota do Google Drive, que estava tentando acessar sem sucesso.
A solução (em 7 passos)
Como mencionei, é simples. Antes de começar, porém, saiba que você precisa está operando seu computador com nível de usuário administrador (se o computador tem apenas você como usuário, essa é a configuração padrão).
- Clique na pasta que está com acesso negado com o botão direito.
- Na janelinha que se abre, clique em “Propriedades”.
- Na janelinha de propriedade, vá na aba “segurança” e clique nela.
- Vá nas opções avançadas.
- Onde a linha “Proprietário:”, clique em “alterar”.
- Escreva “todos” (atenção: caso seu computador seja compartilhado, esta pasta poderá ser visto por todos os seus usuários)
- Confirme em todas as janelas.
Pronto!
Espero ter sido útil. Você pode copiar esse texto livremente. Se citar esse autor e este blog, vai ser legal a beça!!! Mas fica a vontade.
Abraços, Arnaldo
PS: Esta solução foi testada em um computador com Windows 10 original.
***
*Arnaldo V. Carvalho, pai, terapeuta, educador, compartilhador de soluções, ideias, e tudo o que pode ser útil à vidas e ao mundo.