No planeta fome, em que a pobreza torna-se comorbidade fatal ante ao COVID-19, Elza Soares acalanta a alma e encoraja o espírito.

Arnaldo V. Carvalho

“De que planeta você veio?”, perguntou jocosamente Ary Barroso a Elza Soares em 1953, que então tinha apenas 23 anos. “Do planeta fome”, disse a impetuosa menina, que naquele momento já era mãe (primeira gravidez logo após o casamento forçado aos 12 anos), tinha perdido os primeiros filhos para a desnutrição, e buscara o programa em uma tentativa desesperada de sobreviver. Elsa, que se tornaria diva da música nacional, a maior cantora do milênio (BBC), vencedora de Grammy (2016) e indicada para outros 4… Elza, nesse momento aos 91 anos, segue lançando álbuns, se apresentando, e arrasando com suas ideias pelas redes sociais. Elza… dispensa apresentações.

Assisti recentemente, via Youtube, o musical em sua homenagem. Pela primeira vez chorei em menos de cinco minutos de início, e chorei de novo no meio, e de novo no fim. É muita força impressa pelo combo de mulheres negras à frente, e mulheres de todas as cores atrás, nos instrumentos e em tantos outros papeis para fazer desse um dos grandes musicais brasileiros de todos os tempos. No cenário em que hoje vivemos, Elza o musical respira a essência de Elza, a resistir a todo o projeto de destruição de vidas que se vive como nunca no Brasil, com o rosto levantado. A dignidade ninguém pôde lhe roubar, e assim é para quem se conectar a essa vibração.

Até o dia 8 de agosto, é possível assistir gratuitamente ao musical em sua homenagem, no Youtube.  Quinta a domingo, às 20h, no YouTube da Sarau Agência: https://www.youtube.com/user/SarauAgencia. RECOMENDO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s