Eu, terapeuta

Sou um terapeuta. Sou chamado por quem precisa de equilíbrio.

Em minha caixa de ferramentas, utilizo o poder da mente (Controle Mental); do toque (Shiatsu, Recepção Ativa, Massagem Reichiana, e diversas outras técnicas) da respiração, do olhar, da alimentação e da utilização de remédios naturais (Naturopatia), além do conhecimento acerca das bases emocionais do período primal e suas consequências para a vida.

A terapia que proponho tem doses de fala e atividades corporais, envolvendo ou não o toque. Ela pode ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou esporadicamente, e isso depende dos objetivos e da capacidade de elaboração do cliente.

A capacidade desse processo terapêutico, qual é? Escrevi sobre isso neste artigo (basta clicar): “Um só tempo para o corpo e para o coração“.

Como cheguei ao hoje

Sob uma perspectiva acadêmica, você pode enxergar minha formação aqui:
http://lattes.cnpq.br/0429046131223872

Atuando desde 1994, fui a fundo no estudo das terapias naturais, e pude  desenvolver pesquisas que incluem a integração teórico-prática entre diferentes trabalhos. Após mais de vinte anos debruçado sobre o tema, concluo que tudo converge para uma necessidade de resgatar o indissociavel: corpo-mente-emoções são um só fenômeno e precisam ser tratados como tal.

Dessa transversalidade entre disciplinas que estudei, surgiram muitas contribuições inéditas, entre elas as técnicas de Recepção Ativa, e o Shiatsu Emocional, bem como a metodologia da Aromaterapia Profunda. São trabalhos de alto nível, que ainda seguem em desenvolvimento, mas já são aplicados por terapeutas de diversas cidades do Brasil e exterior (incluindo EUA, Japão, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Panamá e Argentina) com quem pude compartilhar conhecimentos, através de cursos, participação em congressos, etc.

Em 1999 me formei em Naturopatia e em 2000 fundei o PORTAL VERDE, instituição com a finalidade de promover a saúde humana através de seus cursos, terapias, pesquisas e projetos sociais.

De lá para cá aprendi com grandes professores, técnicas como Lomilomi, Ohashiatsu, Thai Yoga, entre outras tantas.

Desde esse tempo estou envolvido no campo da humanização do nascimento, e acabei fazendo a formação em Parto Ecológico com Heloísa Lessa, Laura Uplindger e Michel Odent, que me deixou profundas marcas. No movimento, participei da fundação do Instituto Michel Odent e sigo membro ativo. Nesse campo, milito especialmente pelas discussões acerca do papel do pai e seus vínculos com a família em formação. Daí surgiu o projeto Parapapais, inclusive (ver mais abaixo).

A formação em Massagem Reichiana com Professor Sylvio Porto igualmente teve grande impacto, e pude refletir sobre o que antes era um processo de estudo solitário.

Além de escrever diversos artigos sobre terapias e autoconhecimento e diversas apostilas para cursos ligados à saúde natural nesses anos, escrevi o livro Shiatsu Emocional, publicado em 2007.

Em 2011 adorei ter militado na formação da Associação Brasileira de Shiatsu, sendo um de seus fundadores.

Em 2012 apresentei o Shiatsu como abordagem de psicoterapia corporal no XII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais.

Em 2013, após anos oferecendo cursos livres com o apoio de núcleos de estudo, comecei a elaborar as bases da Escola de Shiatsu (SHIEM). Hoje somos uma pequena rede de professores, a ensinar pelo Rio e pelo Brasil e em 2014, convidei duas outras escolas para iniciarmos ações de intercâmbio (Kenko e Satory), e daí surgiu a AESHI. Sempre entusiasmado, com a SHIEM, pude trazer ao Rio de Janeiro professores de alto nível focados no Shiatsu, sobretudo dando ênfase no aspecto humano e emocional. Mas o mais importante é a ideia de comunidade intensional que desenvolvemos nos últimos tempos. Aos poucos, a escola vai dando lugar a essa Comunidade de Shiatsu, que se forma e transforma a cada dia, e reune ex-alunos, profissionais e outros.

2015 foi o ano em que iniciei um novo e grande desafio: concluir a graduação em Pedagogia, onde busco relações entre o universo e os saberes das terapias e a pedagogia. No Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, tenho ministrado cursos e oficinas com temas relacionados ao inconsciente e suas possibilidades na educação; Sobre postura infantil e emoções; Entre outros. Estou formado desde janeiro de 2019. Meu trabalho de conclusão foi um diálogo pedagógico entre o ensino de Shiatsu e a prática escolar.

Agora em 2018 estou como monitor do curso que trata do legado de José Ângelo Gaiarsa, pioneiro neo-reichiano no Brasil e desenvolvedor de um corpo teórico original e notável.

Grupos que participo

Sou membro ativo do SINDACTA (Sindicato de Acupuntura e Terapias Afins) e da ABRASHI (Associação Brasileira de Shiatsu). Pela ABRASHI coordena projetos como o Observatório Wikipedia, o Shiatsu na Praça, entre outros; Membro da Equipe Parto Ecológico, coordenado por Heloísa Lessa. Membro da REHUNA (Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento).

Projetos relacionados que coordeno

Desenvolvo atualmente o Projeto Parapapais, canal de escuta, orientação e troca de experiência entre homens interessados no tema da paternidade.

Criei e administro ainda hoje o site e o blog CALOR HUMANO, que possui artigos sobre técnicas corporais e afetividade; O site/blog Aromatologia & Aromaterapia, dedicado ao estudo e prática terapêutica com óleos essenciais; o site/blog Parapapais, dedicados aos assuntos relacionados a paternidade; E o site e blog da técnica Shiatsu Emocional.

Sou tutor do Grupo de Estudos Online da Escola de Shiatsu.

Estou a frente de projetos relacionados a imagem e memória do Shiatsu no Brasil, pela ABRASHI.

Sobre meus cursos, palestras e atendimentos

Há muitos anos ministro cursos, palestras e workshops por todo o Brasil e exterior. Para conhece-los, clique aqui.

Atendo regularmente em Botafogo (Rio) e Icaraí (Niterói).

Para fazer contato

Ligue para o cel: BRASIL (00) (55) (21) 99246-5999 (Claro) e fale comigo (fone/whatsapp),  ou ainda, faça contato aqui pelo formulário abaixo.

Anúncios

11 thoughts on “Eu, terapeuta

  1. Pingback: Massagens inspiradas na Terapia Reichiana | Portal Verde

  2. Pingback: Múltiplas origens, abordagem personalizada… Por que há vários tipos (e cursos!) de Shiatsu? | SHIEM – Escola de Shiatsu

  3. Pingback: Curso: Alimentação Consciente | Arnaldo V. Carvalho

  4. Pingback: HOJE: Aromaterapia na Oncologia em conversa com especialistas pelo Youtube | Aromatologia e Aromaterapia

  5. Pingback: HOJE: Aromaterapia na Oncologia em conversa com especialistas pelo Youtube – Portal Verde

  6. Pingback: Por que não chamar a professora de “Tia”? | Aprendiz De Professor

  7. Pingback: Curso Shiatsu e Shiatsu Emocional com Arnaldo V. Carvalho no Butantã (São Paulo, SP) – Comunidade Intencional e Escola

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s